O presidente Lula fará uma rara visita ao Congresso nesta quinta-feira, a convite do presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP). Lula conhecerá a mostra “Construtores do Brasil”, em homenagem a personagens históricos como Anita Garibaldi e os ex-presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek.
O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, não acredita que Lula possa ser hostilizado no Congresso. “Acho que o Congresso é de nível. Se o presidente for lá, vai ser recebido de maneira protocolar e respeitosa como nós recebemos (no Planalto) todos os parlamentares, independente de qualquer partido”, afirmou.
O líder da oposição na Câmara, José Carlos Aleluia (PFL-BA), garantiu que Lula será bem recebido, mas condenou o convite feito pelo presidente da Câmara. “O presidente não respeita e está trabalhando contra o Congresso. O presidente da Câmara deveria se preocupar mais com a imagem do Congresso ao convidar o presidente Lula, que é um inimigo do Legislativo.”
A assessoria do Palácio do Planalto não soube informar quando foi a última vez em que o presidente foi ao Congresso. Aleluia disse que se lembra de ter visto Lula no parlamento apenas em 2003, quando ele assumiu a Presidência. “Depois disso acho que ele nunca mais voltou.”
Leia também
Depois de ir à Câmara, o presidente ainda vai participar hoje da posse da ministra Ellen Gracie na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), a partir das 16h.
Deixe um comentário