Renata Camargo
Em conversa com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), na manhã desta terça-feira (13), o presidente Lula disse acreditar que a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, será eleita no primeiro turno. Segundo Sarney, Lula está “bastante animado” com a vitória e confiante nas pesquisas, que indicam Dilma em posição “ascendente”.
“O presidente está bastante animado com o resultado das pesquisas sobre a ministra Dilma e crente de sua eleição no primeiro turno”, disse Sarney. “Todos nós estamos lendo as pesquisas o alcance dos números que a ministra Dilma tem nesse momento, o que assegura que ela está fazendo uma campanha ascendente”, disse Sarney.
O presidente do Senado justificou que o otimismo na vitória de Dilma no primeiro turno, vencendo seu principal adversário – o candidato do PSDB, José Serra –, se deve ao fato de a campanha oficial ter começado no último dia 5 e a ministra já está sinalizando crescimento nas intenções de voto. “Começamos a campanha dia 5 e ela já está à frente de seu concorrente”, afirmou.
Sarney disse ainda que o presidente Lula reiterou sua posição de participar da campanha de Dilma apenas fora do horário de expediente do trabalho na Presidência da República. Lula já havia cogitado se licenciar para acompanhar a campanha da petista, mas desistiu. E, para não ferir as leis eleitorais, não fará campanha em horário de trabalho.