Ao começar a reunião interministerial, há pouco, o presidente Lula arrancou o riso dos presentes. Disse que a sala estava tão cheia de ministros que até parecia a Santa Ceia, em referência à clássica imagem da mesa de jantar na qual Jesus está no centro e, ao redor, sentam seus apóstolos.
O presidente também dispensou o vídeo da ministra Dilma Rousseff sobre os resultados do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), argumentando que o balanço do primeiro ano do programa foi bem esclarecido na apresentação feita ontem (23) no Palácio do Planalto.
No encontro, que está sendo fechado e está previsto para acabar somente no fim da tarde, o presidente cobrará o cumprimento das metas previstas no PAC e discutirá de onde devem sair os cortes de quase R$ 20 bilhões nas despesas previstas para este ano.
Para recompor o orçamento após o fim da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), o governo prometeu reduzir gastos e adiar algumas obras não prioritárias. Essa definição deverá ser feita hoje, durante o encontro entre Lula e seus ministros. (Soraia Costa)
Leia também