O presidente Lula comemorou hoje (27) o seu aniversário de 61 anos ao lado de cerca de 300 militantes do PT, que estavam concentrados, desde cedo, em frente ao Palácio do Alvorada. Um bolo de dez quilos foi decorado com um coração e o número 13 do candidato à reeleição.
Antes de cantar os parabéns, Lula disse que o maior presente que gostaria de receber era uma boa saúde. "Peço a Deus saúde. Se ele me der saúde, o resto a gente conquista. Se a gente tiver saúde a gente conquista as vitórias que forem preciso. A gente consegue ultrapassar as barreiras, que parecem intransponíveis".
Durante a comemoração, Lula afirmou que não acredita em golpe baixo da oposição, antes do segundo turno das eleições. "Acho que o povo brasileiro está bastante consciente do que está acontecendo na política nacional e cada vez mais as coisas vão ficando claras e as pessoas vão percebendo o que é e o que não é verdade".
Sobre uma eventual vitória neste segundo turno, Lula preferiu usar a cautela. "Nada está decidido. Há uma posição importante, mas acho que tem que esperar domingo, às 5 horas da tarde para ver o que vai acontecer no Brasil".
Leia também
Questionado se a reeleição seria o seu presente de aniversário, Lula declarou que ficaria eternamente grato se isso acontecesse. "Se o povo brasileiro for generoso, mais uma vez e se der o seu voto de confiança, obviamente só posso agradecer a Deus". Depois do parabéns, Lula retornou ao Palácio do Alvorada. (Tarciso Nascimento)