O presidente Lula afirmou hoje (1°) que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, “tem que cuidar da Venezuela”. E complementou: “Eu tenho que cuidar do Brasil, o Bush [George W. Bush, presidente americano] tem que cuidar dos Estados Unidos e assim por diante".
Na ocasião, o presidente brasileiro se encontrava na residência oficial da embaixada do Brasil em Londres. O presidente está na Inglaterra para assistir ao jogo de futebol entre as seleções brasileira e inglesa.
Lula foi cauteloso ao ressaltar que não poderia falar de um discurso de um chefe de Estado só porque os jornalistas o questionaram a respeito. "Numa situação dessas, não sei se o Chávez falou ou não falou. Se ele falou, certamente o embaixador em Caracas vai comunicar o Itamaraty. E depois é o seguinte: todos nós somos adultos e cada um tem responsabilidade pelo que fala", disse Lula.
O presidente brasileiro ressaltou a soberania do colega venezuelano para não renovar a concessão da RCTV, emissora mais popular do país. A atitude do líder venezuelano fez com que o Senado aprovasse na última quarta-feira uma moção de repúdio em relação ao caso.
Leia também
Por sua vez, Chávez afirmou ontem, em pronunciamento na TV venezuelana, que o Senado brasileiro age como um papagaio do Congresso norte-americano.
"Cada país faz aquilo da forma mais soberana que puder. No caso do Chávez, é um problema do Chávez com a televisão, a legislação da Venezuela. Não é um problema do Brasil. O problema do Brasil é outro, aqui temos uma prática extremamente democrática com a imprensa, e ela está consolidada. Acho que cada país tem que ter soberania para fazer o que tem que ser feito. Nada mais que isso", declarou Lula. (Rodolfo Torres)