O presidente Lula cancelou a agenda desta manhã (21) e seguiu para Belo Horizonte (MG), onde participará do velório de Célio de Castro, ex-prefeito da capital mineira que era filiado ao PT. Célio estava internado desde sexta-feira (18). O corpo do ex-prefeito será enterrado às 12h desta segunda-feira no cemitério Parque da Colina.
Por meio de nota divulgada ontem (20), Lula destacou as virtudes políticas de Castro. “Célio dizia que todo governante precisava assumir compromissos claros com a população, abrir espaço para a participação popular e trabalhar sem trégua em favor da inclusão social dos segmentos menos favorecidos da sociedade”, afirmou o presidente.
Lula estava na Colômbia, onde participou nesse final de semana de uma série de atividades com o presidente daquele país, Álvaro Uribe. (Rodolfo Torres)
Confira a íntegra da nota do presidente Lula
Nota do presidente Lula por ocasião do falecimento de Célio de Castro
Foi com tristeza que recebi a notícia da morte do ex-prefeito de Belo Horizonte Célio de Castro. O companheiro Célio tinha duas virtudes políticas que se destacavam: a transparência e o compromisso social. Célio dizia que todo governante precisava assumir compromissos claros com a população, abrir espaço para a participação popular e trabalhar sem trégua em favor da inclusão social dos segmentos menos favorecidos da sociedade.
Leia também
Os mineiros sabem do que estou falando, elegeram-no duas vezes prefeito de sua capital. Ele deixa como legado a cultura do entendimento, da aliança de pessoas em torno de uma causa maior. Deus dê força para que sua família, amigos e o povo mineiro suporte este momento de dor.
Luiz Inácio Lula da Silva
20/07/08
Matéria atualizada às 11h21