Recém-chegado de uma visita a quatro países da África – Burkina Faso, República do Congo, África do Sul e Angola –, o presidente Lula disse hoje (22), em seu programa semanal de rádio "Café com o Presidente", que o país tem de procurar novos mercados para fazer parcerias.
“O Brasil não pode ficar dependendo de um país ou de um grupo de países. Precisa fazer uma diversificação muito grande na sua relação política, na sua relação comercial, para que a gente possa viver uma situação de tranqüilidade. E o Brasil tem poder de competitividade com qualquer economia do mundo”, afirmou.
Lula destacou que o mundo todo quer vender para os Estados Unidos e a União Européia, mas que esses dois grupos têm limitações e impõem muitos obstáculos. De acordo com o presidente, atualmente o Brasil lucra mais com a América Latina do que com os outros dois grupos.
Com relação às negociações com a África, Lula disse que, durante seus discursos naquele continente, pediu que os africanos privilegiassem o fim dos conflitos internos para atrair investimentos. Além de destacar o grande potencial que os africanos têm para serem exportadores de biocombustíveis aos países ricos.
Leia também
O presidente disse, ainda, que planeja uma viagem à Indonésia no próximo ano. “É um país de 210 milhões de habitantes com o qual o Brasil tem uma balança comercial de apenas US$ 1 bilhão, o que é uma vergonha”, disse. "Nós temos que procurar novos mercados, temos que procurar novos parceiros", completou Lula. (Soraia Costa)
Deixe um comentário