O presidente Lula assinou no início desta tarde uma medida provisória (MP) que autoriza o pagamento de pensão vitalícia de R$ 750 aos portadores de hanseníase (doença popularmente conhecida como “lepra”) que viveram em hospitais-colônia.
Segundo estimativas do governo, cerca de 3 mil pessoas devem ser beneficiadas pela MP. Na cerimônia de assinatura, que ocorreu no Palácio do Planalto, Lula destacou a importância de o Congresso Nacional aprovar a MP.
“Estamos combatendo uma arbitrariedade que foi cometida, e recuperando a dignidade dos doentes”, afirmou. O presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), e a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) também participaram da solenidade de assinatura da MP.
Algumas pessoas que vivem em hospitais-colônia prestaram depoimento ao presidente, que se emocionou. “Fui separada dos meus pais aos 9 anos por causa da doença", relatou Valdenora Cruz. ”Agradeço a Deus por ter aparecido uma alma caridosa para olhar para os portadores de hanseníase”, afirmou José Arimatéia Costa. (Rodolfo Torres)
Leia também