Confiante com a vitória nas eleições de outubro, o presidente Lula já procura um nome forte para sucede-lo em 2010. Reportagem do jornal O Globo revela que o presidente está articulando com o PMDB e sugeriu ao partido que comece a traçar um projeto nacional. "Está na hora de o PMDB deixar de ser um partido forte apenas regionalmente. Para isso, o partido terá de se estruturar nacionalmente e encontrar um nome para disputar a eleição de 2010", disse Lula.
O presidente já havia declarado sua intenção de ter o PMDB como aliado nos próximos quatro anos. Apesar de não ter dado apoio formal à candidatura do presidente, o partido teve grande importância no atual mandato do petista e deve ter sua participação aumentada no governo caso Lula seja reeleito.
O tucano Aécio Neves, líder absoluto nas pesquisas pelo governo de Minas Gerais é um dos nomes que estão sendo analisados pelo PMDB como possibilidade para as próximas eleições presidenciais. Apesar de não comentar sobre o assunto, o governador mineiro que disputa a reeleição já admitiu estar sendo assediado pelo PMDB.
Leia também