Na reunião que terá com os governadores na próxima terça-feira (6), além de discutir a reforma tributária e medidas de combate à violência, o presidente Lula pretende apresentar pontos do pacote social que prepara para o segundo mandato. O pacote ainda não está pronto, mas Lula quer garantir o apoio dos governadores.
Entre as ações previstas, está a ampliação do limite de idade até o qual jovens têm direito ao Bolsa Família, de 16 para 18 anos. O presidente acredita que assim mais pessoas completariam o ensino médio.
Outra medida é a integração das políticas de juventude. Segundo o jornal O Estado de São Paulo, o governo tem 20 programas diferentes com investimentos que chegam a R$1 bilhão. Os temas variam desde a formação escolar e a capacitação para o trabalho até programas de acesso a universidade, lazer e esporte. Mas, como não estão vinculados, eles perdem boa parte da efetividade.
O pacote social prevê, ainda, a criação de mais 200 mil vagas no Programa Universidade Para Todos (ProUni) e a criação de 100 escolas técnicas em municípios-pólo.