O presidente Lula agradeceu hoje aos controladores de vôo por terem evitado atrasos nos aeroportos durante o feriado da Páscoa. No programa semanal de rádio Café com o Presidente, Lula atribuiu a tranqüilidade a "uma relação honesta e sincera entre governo e a sociedade brasileira e os controladores que permitiu que o bom senso reinasse no nosso meio". Durante o feriado, a Infraero registrou atrasos em cerca de 3% dos pousos e decolagens, índice considerado normal.
"Eu acho que todo mundo que viajou na Páscoa deve ter visto nos aeroportos que as coisas estão tranqüilas e é assim que precisa ser. Eu quero agradecer, portanto, a todos que contribuíram para que a gente tivesse uma Páscoa de tranqüilidade", disse o presidente.
Na semana passada, também durante o programa de rádio, Lula chamou os controladores de irresponsáveis. O presidente criticava a greve realizada por eles na sexta-feira (30), que provou atrasos e cancelamentos de vôos em todo o país e foi classificada pela aeronáutica como um motim.
Dias depois, a Associação Brasileira de Controladores de Tráfego Aéreo divulgou nota pedindo perdão aos brasileiros pelos transtornos causados pela paralisação. No documento, os controladores dizem que o motim foi um "grito de socorro dos controladores de tráfego aéreo e não uma simples rebelião de militares". Os profissionais reivindicam aumento dos salários e querem tornar-se trabalhadores civis. Hoje o controle do tráfego aéreo é, principalmente, atribuição de militares da Aeronáutica. (Carol Ferrare)
Leia também