Em seu programa semanal de rádio, o presidente Lula disse hoje (12) que o principal problema para o governo na Amazônia é manter o controle sobre as atividades ilegais. De acordo com o presidente, as diretrizes que vão guiar a política governamental na região estão dadas no Plano Amazônia Sustentável (PAS), lançado na última quinta-feira (8).
“Um dos grandes problemas que identificamos na Amazônia é o desmatamento ilegal. E começamos, já em 2003, a implementar uma forte estratégia de combate a este tipo de crime. O desafio agora é manter o controle sobre as atividades ilegais e criar alternativas concretas para as atividades econômicas na Amazônia”, afirmou Lula, no Café com o Presidente.
Uma das principais ações do governo na região, segundo ele, é a Operação Arco Verde, por meio da qual devem ser contratados 2,5 mil agentes de defesa ambiental e liberados R$ 500 milhões pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para investimentos em melhorias no processo de licenciamento e implementação do zoneamento.
Leia também
“Vamos também estabelecer a criação de um Cadastro Ambiental Rural. O produtor só terá acesso ao crédito, fomento e assistência técnica se ele fizer parte desse cadastro”, acrescentou Lula.
O presidente também cobrou dos prefeitos que estimulem as inscrições de escolas públicas na próxima olimpíada de matemática. Segundo ele, a disciplina “costuma causar arrepios até nos mais inteligentes”.
“Foi justamente pensando em melhorar essa relação dos alunos com a matéria e mostrar que a matemática não é nenhum bicho de sete cabeças que foi criada a olimpíada da matemática das escolas públicas.” O prazo para inscrição das escolas públicas termina no próximo dia 16. As inscrições podem ser feitas por meio do site da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. (Edson Sardinha)