Levantamento divulgado nesta sexta-feira (2) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) revela que, atualmente, 339 pessoas são investigadas pela mais alta corte de Justiça do país. Ainda de acordo com o levantamento, realizado pela Assessoria de Gestão Estratégica do Supremo, 165 são processadas criminalmente no STF.
A Suprema Corte destaca que das 102 ações penais e 265 inquéritos que por lá tramitam, 79 inquéritos e 13 ações penais correm em segredo de justiça.
“Entre as ações penais em questão destacam-se a AP 465 (antigo Inquérito 2468) proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-presidente da República Fernando Collor, a AP 420 e AP 470, respectivamente Inquéritos 2461 e 2245 sobre o mensalinho mineiro e o mensalão” afirma o site do STF.
Cabe ao Supremo analisar processos contra o presidente da República, o vice-presidente da República, parlamentares federais, ministros, o procurador-geral da República, comandantes militares, membros dos tribunais superiores, do Tribunal de Contas da União, e chefes de missão diplomática de caráter permanente.
Leia também
Além disso, também é de responsabilidade dessa corte analisar os processos em que cidadãos comuns são acusados de cometer crimes em co-autoria com as autoridades supracitadas. Esse é o caso do mensalão (suposto pagamento a parlamentares em troca de votos a favor do governo), no qual 40 pessoas respondem a processo no STF (incluindo autoridades e cidadãos comuns). (Rodolfo Torres)
Leia também