Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (30), no Fórum Social Mundial, realizado em Belém, o filósofo e teólogo Leonardo Boff criticou o discurso que o presidente Lula fez na noite de ontem (29) em evento sobre a integração dos países latino-americanos. Boff disse que Lula manteve um discurso ultrapassado que não considera a ecologia.
“Só praticamente o Evo Morales falou em ecologia. Todos os outros usaram o velho discurso clássico do capital e trabalho. O Lula nem disse ‘Amazônia, estamos aqui’. E não é por malícia ou porque ele não quer. É porque não faz parte do seu universo o discurso ecológico. Essa é uma deficiência do governo Lula e de seus programas”, criticou.
Boff disse ainda que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – carro-chefe do governo Lula e da pré-candidatura à presidência da República da ministra Dilma Rousseff – é baseado em um modelo atrasado de crescimento. “O PAC é Programa de Aceleração do Crescimento. Nem é de Desenvolvimento. Isso é modelo do século XIX, nem é século XX! São práticas que não levam em conta o ciclo da natureza e são baseadas na devastação”, lamentou.
Leia também
Ao Congresso em Foco, o filósofo declarou que, por várias vezes, tentou alertar a ministra Dilma e o presidente Lula em relação aos projetos do PAC, mas foi ignorado. “Já cansei de dizer ao Lula e a Dilma que o PAC tem vida de dez anos. Ele é insustentável. Mas eles não entendem”, desabafou Boff.
Marina presidente
Na entrevista, Boff disse ainda que a senadora Marina Silva (PT-AC) pode ser uma das candidatadas à presidência da República nas eleições de 2010. Segundo o teólogo, articulações vêm sendo feitas para que a ex-ministra do Meio Ambiente concorra com a ministra Dilma, mas Marina ainda não tem posição sobre o assunto.
“Na próxima campanha presidencial, dada a crise ecológica, é preciso um candidato com uma visão diferente. A ecologia é uma questão estratégica. Dilma é mais do mesmo. Nessa nova conjuntura, é preciso de alguém com outra visão que não seja só a desenvolvimentista”, disse ao site.
A senadora Marina Silva participa do Fórum Social Mundial. Por várias vezes, em palestras ministradas por ela, simpatizantes gritaram em coro “Marina, presidente do Brasil”. Segundo sua assessoria, a senadora tem sido muito bem recebida entre os participantes do fórum, que chegam até a pedir autógrafo à petista. (Renata Camargo, de Belém)