Reportagem publicada na edição deste sábado pelo jornal O Estado de S. Paulo afirma que a Aeronáutica concluiu o relatório sobre a acidente entre o avião da Gol e o jato Legacy. O documento elaborado pelos militares (que só será divulgado na próxima semana) afirma que o aparelho que poderia evitar a colisão (transponder) foi desligado inadvertidamente pelos pilotos do Legacy.
O acidente provocou a queda do Boeing da Gol e matou 154 pessoas. Ocorrido em setembro de 2006, é considerado o segundo pior desastre aéreo da história da aviação brasileira.
“O equipamento só voltou a ser acionado 3 minutos após a colisão, quando os americanos perceberam que estava em stand by. No total, o transponder permaneceu inoperante, sem emitir sinais para o radar de Brasília, por 58 minutos”, afirma a reportagem.
Além disso, o jornal também aponta como causa do acidente o fato de um terceiro avião ter acionou o botão de chamada com a base de Brasília naquele momento, o que dificultou a comunicação.
“O problema é que, quando dois rádios acionam esse chamado ao mesmo tempo, nenhum dos dois fala e o receptor também não ouve ninguém. Depois disso, o Legacy não conseguiu mais chamar Brasília porque a freqüência de rádio que estava usando não alcançava mais o Cindacta-1”, explica a reportagem. (Rodolfo Torres)