A Justiça Eleitoral participa nesta terça-feira (26) da campanha Eleições Limpas. Em todo o país, serão realizadas audiências públicas promovidas por juizes eleitorais. A iniciativa é da Associação dos Magistrados do Brasileiros (AMB).
“A finalidade é diminuir a distância entre o juiz eleitoral e a sociedade. Além de esclarecer às pessoas que não vale a pena vender o voto, os juizes irão tirar dúvidas dos eleitores, apresentar canais de denúncia e mostrar que estão abertos para o diálogo”, afirma o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que apóia a campanha.
A corte eleitoral também destaca que outro objetivo do movimento é assegurar que ninguém, além da Justiça Eleitoral, terá acesso aos votos dos eleitores. “Muitos políticos se aproveitam da falta de informação de uma parcela da sociedade pra dizer que eles tem como saber, como forma de amedrontar”, avalia o juiz auxiliar do TSE, Márlon Reis.
O presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, presidirá uma audiência pública que abrirá oficialmente o Dia Nacional das Audiências Públicas.
Leia também
O presidente da Associação dos Magistrados do Brasileiros (AMB), Mozart Valadares Pires, e o coordenador da campanha Eleições Limpas, Paulo Henrique Machado, também participarão da audiência, que começará às 9h na sede do TSE. (Rodolfo Torres)