Mário Coelho
O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), apresentou na manhã desta quarta-feira (19) dois requerimentos para que a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, explique se houve ou não o encontro com a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira. Entretanto, antes de os documentos serem apreciados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o presidente do colegiado, Demóstenes Torres (DEM-GO), encerrou a sessão.
O democrata argumentou que estava atendendo a pedido da liderança de seu partido, em função de estarem acontecendo outros eventos na Casa que demandavam a presença dos senadores. A decisão causou a reação de Jucá e de outros membros da base aliada. Mesmo assim, os requerimentos só serão analisados na próxima sessão. Um fazia o convite a Dilma, enquanto o outro pedia a convocação.
Ao apresentar os documentos, o peemedebista tentou se adiantar à oposição, que planejava o movimento. “A estratégia é deixar todas as coisas às claras”, disse Jucá. Ele protocolou os requerimentos logo depois de o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) retirar de pauta o pedido de acareação entre Dilma e Lina. Ontem, a ex-secretária reafirmou a CCJ que teve um encontro com a ministra. Disse também que não se sentiu pressionada, mas que considerou o pedido “incabível”.
Transmissão
Na mesma sessão, Demóstenes, Dias e Pedro Simon (PMDB-RS) foram nomeados como membros de uma comissão para conversar com o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), para requisitar a transmissão ao vivo da sessão do Conselho de Ética, iniciada às 14h. Simon, que fez a sugestão, considerou que a transmissão da sessão plenária e não da reunião do Conselho de Ética poderia sugerir equivocadamente a intenção de se esconder da opinião pública o que está ocorrendo na Casa.
Sarney, entretanto, disse a Demóstenes, por telefone, que não poderia fazer essa mudança. De acordo com o peemedebista, a preferência de transmissão do plenário é regimental. Pelo mesmo motivo, ele não poderia modificar o horário da sessão desta tarde. Porém, a sessão plenária foi iniciada e depois suspensa. No momento, a TV Senado transmite a reunião do Conselho de Ética ao vivo.