Fábio Góis
O ex-ministro de Relações Institucionais da Presidência da República José Múcio Monteiro tomou posse na tarde desta terça-feira (20) como ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Indicado pelo presidente Lula em 17 de setembro e aprovado em sabatina no Senado, Múcio ocupa a vaga de Marcos Vilaça, que deixou a corte por aposentadoria compulsória (idade-limite de 70 anos).
Quem é José Múcio Monteiro
A solenidade de posse foi prestigiada pela presença dos presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), além de governadores como José Serra (São Paulo) e Eduardo Campos (Pernambuco). Em seu discurso, Múcio disse que sua atuação vai se pautar pela orientação e pela prevenção ao invés da condenação. Já o decano do TCU, Valmir Campelo, disse que o também ex-deputado leva para a corte a experiência de articulador entre os três poderes.
Múcio “disputava” a vaga com a secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra, nome posto à baila pela ministra Dilma Rousseff. A hipótese foi descartada pelo próprio presidente Lula graças à resistência à hipótese por parte de ministros e parlamentares com trânsito no governo.
Deputado federal pelo PMDB de Pernambuco, Mucio se licenciou do mandato para assumir a Secretaria Especial de Relações Institucionais no lugar de Walfrido dos Mares Guia, envolvido no caso do mensalão tucano.
A vaga deixada por Mucio na coordenação política do Planalto foi ocupada em 20 de outubro pelo petista Alexandre Padilha, que atuava como subchefe da Secretaria de Assuntos Federativos da pasta desde janeiro de 2007.