Renata Camargo
O vice-presidente da República, José Alencar, passou a noite de Natal com a família na UTI do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde está internado. Segundo o filho de José Alencar, Josué Gomes, o vice-presidente passou a noite bem.
Neste sábado (25), o médico Roberto Kalil Filho, um dos responsáveis pelo tratamento de saúde de Alencar, disse à imprensa que o vice-presidente da República não apresenta mais sangramento no abdome desde sexta-feira (24). Segundo Kalil, Alencar tem estado de saúde estável. Ele está consciente, bem-disposto e continua fazendo hemodiálises e transfusões de sangue.
Desde quarta-feira (22), Alencar está internado por causa de complicações do câncer na região do abdômen. O vice-presidente foi internado por causa de uma hemorragia intensa e, por causa disto, chegou a perder dois litros de sangue. O sangramento foi controlado com medicamentos no início da madrugada de quinta. Na sexta-feira, o vice-presidente foi submetido a um tratamento de hemodiálise.
Às 19h de ontem (24), o cirugião Raul Cutait, um dos médicos responsáveis por cuidar de Alencar, falou à imprensa que o estado de saúde do vice-presidente da República é “estável”. Segundo Cutait, o sangramento intestinal que Alencar apresentou nas últimas 12 horas “parece estar controlado”.
O vice-presidente havia apresentado nova hemorragia, de acordo com boletim médico divulgado por volta das 13h20 de sexta-feira. No começo da tarde, os médicos avaliavam a possibilidade de realizar uma arteriografia, procedimento usado caso volume de sangue na artéria seja considerado alto.
Na quinta-feira (23), Alencar recebeu visita do presidente Lula e da presidente eleita, Dilma Rousseff. Os dois estiveram no hospital por cerca de 40 minutos. Na sexta, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, também visitou o vice-presidente. Kassab foi levar a Alencar um “abraço de Feliz Natal da cidade de São Paulo”.
Leia também