Internado com dores abdominais desde o fim da tarde de ontem (29) no hospital Sírio-Libanês, na zona sul de São Paulo, o vice-presidente da República, José Alencar, apresentou hoje (30) uma leve melhora no quadro de inflamação intestinal (enterite). A situação de Alencar foi reatada há pouco em boletim médico divulgado pela equipe responsável por seu atendimento.
De acordo com a assessoria de imprensa do Sírio-Libanês, Alencar fez exames na manhã deste domingo e continua em tratamento, sem previsão de alta. Contudo, diante do quadro clínico estável e da melhora substancial do vice-presidente, a família está autorizada a permanecer em tempo integral no quarto em que ele está internado.
Alencar trava há meses uma dura luta contra um tumor maligno detectado em uma região do abdome. Em setembro passado, ele sofreu uma intervenção cirúrgica no local – a quarta na mesma região –, uma vez que, mesmo com o tratamento quimioterápico a que vinha se submetendo, o foco cancerígeno voltou a aparecer.
Leia também
Mesmo tendo admitido, em meados deste ano, que o tumor dava sinais de resistência preocupantes, segundo diagnóstico do Sírio-Libanês, Alencar mantinha o bom-humor e insistia em manter seus compromissos no Palácio do Planalto, com interrupções eventuais para internações. (Fábio Góis)