Levantamento realizado pelo jornal Folha de S. Paulo nas 50 cidades do Norte e do Nordeste que mais repassaram recursos do programa Bolsa Família no ano passado revela que a maioria de seus prefeitos vai tentar a reeleição nas eleições municipais deste ano.
Segundo o periódico paulista, dos 41 prefeitos que estão em primeiro mandato nesses municípios, 87,8% vão disputar a reeleição em outubro. O estudo não levou em conta a capital dos estados e aponta que 83% dos prefeitos são da base aliada do governo.
A média dos prefeitos que vão tentar reeleição nesses municípios é superior à média nacional dos administradores municipais que tentarão mais um mandato. Conforme ressalta pesquisa da Confederação Nacional de Municípios, o índice de prefeitos-candidatos no país é de 77%.
Patrimônio dos candidatos
Pesquisa divulgada hoje (4) pela Transparência Brasil afirma que o patrimônio dos políticos que concorrem às eleições de 2008 subiu 46,3% em dois anos. O número, conforme explica a entidade, “é a média da evolução patrimonial declarada por 180 integrantes das Câmaras Municipais de capitais dos estados que também foram candidatos nas eleições de 2006 e por 255 deputados federais, senadores e deputados estaduais que concorrem a prefeituras e vice-prefeituras”. A Transparência destaca que os dados foram recolhidos junto à Justiça Eleitoral.
Leia também
Conforme revelou com exclusividade o Congresso em Foco na semana passada, apenas os 85 parlamentares federais que são candidatos às prefeituras enriqueceram mais de R$ 18 milhões em apenas dois anos. (leia a reportagem) (Rodolfo Torres)