O GLOBO
Quase dois anos depois… Para conter inflação, BC volta a subir juros
Para driblar uma inflação resistente e generalizada, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central subiu a taxa básica de juros em 0,25 ponto, para 7,5% ao ano. A primeira alta em quase dois anos, no entanto, não foi unânime: seis diretores aprovaram o aumento, mas dois queriam manutenção. A alta de juros, que contou com o apoio da presidente Dilma em declarações recentes, não teve consenso no mercado. Alguns especialistas defendiam que a taxa subisse pelo menos 0,5 ponto. “O BC tenta satisfazer a opinião pública e não frear a inflação” disse Armando Castelar, da FGV.
Mensalão na reta final: Condenados ganham mais prazo no STF
Ministros do Supremo Tribunal Federal ampliaram de cinco para dez dias o prazo para que réus condenados no mensalão apresentem recursos após a publicação do acórdão.
Evangélicos pedem saída de mensaleiros
Fiéis da Assembleia de Deus de Madureira fizeram ontem um protesto contra a presença dos deputados José Genoino (PT-SP) e João Paulo Cunha (PT-SP), condenados no mensalão, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Com cartazes com as frases “Fora Genoino”, “Fora João Paulo”, e “Sim à família”, o grupo acompanhou silenciosamente a sessão da comissão.
Leia também
Genoino, que estava na comissão, não quis fazer comentários sobre o protesto dos aliados do deputado Marco Feliciano (PSC-SP), que passou as últimas semanas enfrentando protestos de ativistas na Comissão de Direitos Humanos.
– Não respondo a provocação – limitou-se a dizer Genoino.
O pastor Mauro César disse que o protesto foi organizado pelo pastor Egmar Tavares, de Brasília. Ele informou que a Assembleia de Deus de Madureira tem 20 mil igrejas em todo país. Os cerca de 40 manifestantes eram do Maranhão, Piauí, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal.
– Nós estamos aqui porque o deputado Genoino foi condenado em todas as instâncias no STF (sic). E ele é contra o deputado Feliciano, que é ficha-limpa. Todos os pastores do campo estão voltados para a defesa do pastor Feliciano, para que ele não renuncie porque ele nos representa – disse Mauro César.
Na semana passada, Feliciano afirmou em reunião com líderes partidários que só deixaria o comando da comissão se os dois petistas mensaleiros deixassem a CCJ. Genoino foi condenado no mensalão a 6 anos e 11 meses de prisão, em regime semiaberto, por corrupção ativa e formação de quadrilha. João Paulo Cunha deverá cumprir 9 anos e 4 meses de prisão em regime fechado, por peculato, lavagem de dinheiro e corrupção.
Reforma partidária – Do PCB ao MD: adeus, Partidão
Sucessor do antigo PCB, o “Partidão” o PPS oficializou ontem a fusão com o PMN e criou o Mobilização Democrática (MD), antes da aprovação do projeto que tira de novas siglas Fundo Partidário e tempo de TV.
PPS esquece ideologia do Partidão e se alia cada vez mais à centro-direita
A união com o PMN é mais um passo do PPS em direção contrária à sua origem – a sigla agora associada a um partido de centro-direita já foi o Partido Comunista Brasileiro, o Partidão, rebatizado durante o X Congresso do PCB, em janeiro de 1992, quando o PPS foi então criado.
Segundo o “Dicionário histórico-biográfico brasileiro”, do Cpdoc da FGV, a própria criação do PPS já envolveu “amplas alterações no conteúdo programático e nas formulações doutrinárias da agremiação”. Na época, o deputado federal Roberto Freire foi escolhido o presidente nacional da nova legenda. “Já em seu IX Congresso, realizado em 1991, o PCB havia abandonado alguns de seus antigos dogmas, como defesa da ditadura do proletariado, do centralismo democrático e do partido único (…). Na análise da situação mundial, diferenciava-se de seu antecessor ao admitir o rompimento “com a velha concepção de divisão do mundo em dois sistemas antagônicos””, afirma o Cpdoc.
Ainda em 92, o PPS foi um dos que apoiaram o impeachment de Fernando Collor. Quando Itamar Franco assumiu a Presidência, escolheu Roberto Freire para líder do governo na Câmara. Em 94, porém, quando o PSDB do candidato a presidente de Itamar, Fernando Henrique, aliou-se ao então PFL, hoje DEM, o PPS preferiu apoiar o PT de Lula. No entanto, após a posse de FH, “o PPS voltou a se aproximar do PSDB e de Fernando Henrique”, destaca o Cpdoc. E seria o então dirigente nacional do partido Raul Jungmann que FH chamaria para assumir o Ministério Extraordinário da Reforma Agrária.
Campos diz a senadores que crise no Brasil é questão de tempo
Se houve um certo desconforto no almoço com apenas seis dos 12 senadores do bloco governista União e Força, o presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, sentiu-se à vontade no jantar que varou a madrugada com 14 senadores do PMDB, DEM, PDT e até do PSDB na casa do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), anteontem. Numa exposição de cerca de uma hora e, depois, em conversas que só terminaram às 3h da manhã de ontem, ele disse que a gestão centralizadora da presidente Dilma Rousseff está emperrando o país e que é uma questão de tempo o estouro de uma crise maior diante de um cenário internacional em que os investimentos estão voltando aos Estados Unidos.
Usando imagem feita pelo senador Jayme Campos (DEM-MT) em relação à sua determinação de bater chapa com Dilma em 2014, Eduardo Campos deixou muito claro que seu carro não tem mais marcha a ré.
Lula contra-ataca e inclui Recife em sua caravana
No momento em que o candidato virtual do PSB à Presidência da República, governador Eduardo Campos (PE), subiu o tom das críticas à política econômica da presidente Dilma Rousseff e já admite internamente que entrou num caminho sem volta, o PT decidiu incluir Recife na caravana do ex-presidente Lula, que tem percorrido o país com o pretexto de comemorar os dez anos do partido no governo federal. Na prática, o périplo serve para lançar os alicerces da campanha à reeleição de Dilma. Além de fazer um contraponto a Eduardo Campos, o evento em Recife tem o objetivo de tentar fortalecer o partido na cidade.
A proposta de realizar o ato político na capital pernambucana foi feita pelo senador Humberto Costa (PT-PE) e aceita pelo presidente do PT, Rui Falcão. Ainda não há data marcada para o evento, porque o partido precisa conciliar as agendas de Lula e Dilma. O roteiro original da caravana de Lula, traçado em fevereiro, previa para o Nordeste apenas Fortaleza e Salvador.
Em Pernambuco, o PT saiu enfraquecido das eleições municipais do ano passado, quando lançou Humberto Costa para a prefeitura da capital pernambucana, e foi derrotado por Geraldo Júlio (PSB), candidato do governador.
– O partido está tão prostrado em Recife que não consegue nem se reunir – disse o deputado Fernando Ferro (PT-PE).
Aécio acusa presidente de agir com truculência
Em ato político realizado pelo DEM para fazer um balanço das promessas não cumpridas pelo governo, o pré-candidato do PSDB a presidente, senador Aécio Neves (MG), disse que a presidente Dilma Rousseff quer ganhar por W.O (sem adversários) e está agindo com truculência para abafar outras candidaturas, porque está assustada com o embate em 2014. No ato, batizado de “promessômetro”, os democratas apresentaram levantamento feito pelo economista Carlos Eduardo Freitas, ex-economista do Banco Central, mostrando que o governo não entregou 74% das promessas previstas para 2011 e 2012.
Todos bateram duro no que chamaram de “obsessão” de Dilma com a reeleição. Aécio disse que essa obsessão e o medo do crescimento de outras candidaturas está levando Dilma a uma agenda que apequena o cargo de presidente: correr o Nordeste, reduto do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB); e Minas Gerais, entregando retroescavadeiras e tratores a prefeitos, uma atividade antes delegada a secretários.
Aécio disse que o rolo compressor usado pelo governo para aprovar o projeto que impede novos partidos de ter acesso a tempo de TV e Fundo Partidário é outro indicativo do medo de perder em 2014:
Arruda é condenado a cinco anos de prisão
O ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda foi condenado a cinco anos e quatro meses em regime semiaberto de prisão por irregularidades em uma licitação para reforma do ginásio poliesportivo de Brasília em 2008. Arruda e o ex-secretário de Obras Márcio Machado foram condenados por dispensa indevida de licitação pela Justiça do DF. O caso envolve a contratação da Mendes Júnior Trading Engenharia.
Segundo a sentença, Arruda também terá que pagar multa de R$ 400 mil, equivalente a 4% do contrato de reforma do ginásio. O ex-secretário de Obras foi condenado a quatro anos e oito meses de detenção, também em regime semiaberto. A multa atribuída a ele foi de cerca de R$ 300 mil. Esses valores ainda terão que ser corrigidos para valores atuais.
Anvisa diminui iodo no sal: Concentração não poderá passar de 45mg/kg
Venezuela sob tensão: Oposição teme prisão de Capriles
Num novo capítulo da escalada de tensão que tomou a Venezuela desde as eleições presidenciais no último domingo, a oposição assumiu temer pela segurança de seu candidato, Henrique Capriles. Opositores denunciaram a existência de um mandado de prisão emitido contra ele, que já teria sido assinado por um juiz ligado ao governo. Capriles foi chamado de “assassino” pelo presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello. O governo responsabiliza a oposição pela morte de oito pessoas em protestos realizados após a vitória de Nicolás Maduro. Sobre as vítimas, esclareceu apenas que eram “socialistas” de quatro estados do país. Divulgou seus nomes, sem mais detalhes, nem sobre qualquer investigação em curso. O desencontro de informações é a única coincidência entre chavistas e opositores, que viram a troca de acusações durante a campanha dar lugar aos confrontos físicos relatados nos últimos dias.
Ontem, o canal Globovisión veiculou imagens que desmentem as afirmações de Maduro de que a oposição teria comandado ataques a prédios públicos. São fotos divulgadas por internautas, onde venezuelanos posam ao lado dos supostos edifícios atacados em Caracas, Táchira e Carabobo. Com a edição de um jornal do dia em mãos, eles mostram que as construções estavam intactas.
EUA já têm suspeito de ataque em Boston
Os EUA viveram ontem um dia de novas ameaças, com a interceptação de cartas com veneno ao presidente Obama e a quatro senadores, e a notícia de que o FBI já tem um suspeito, identificado por uma câmera de segurança, para as explosões que mataram três e feriram 176 em Boston. O FBI prendeu no Mississippi um homem que teria enviado duas cartas, mas não vê relação entre elas e o atentado.
Armas: Obama perde batalha
Numa dura derrota para Obama, o Senado rejeitou o projeto democrata de proibir o uso de armas semiautomáticas e a verificação de antecedentes de seus compradores. “Foi um dia bem vergonhoso para Washington” disse o presidente, acrescentando que não vai desistir do controle de armas.
FOLHA DE S.PAULO
Com inflação em alta, BC eleva taxa de juros
O Banco Central subiu ontem a taxa Selic de 7,25% para 7,50% ao ano, uma elevação moderada como esperava o Palácio do Planalto, diante do crescimento ainda fraco da economia brasileira.
Foi a primeira alta desde julho de 2011 da Selic, taxa de juros de referência do mercado, que estava desde outubro do ano passado em seu patamar histórico mais baixo.
Fux relatou processo de advogado amigo
Apesar de ter se declarado oficialmente impedido de julgar casos do escritório de Sérgio Bermudes, de quem é amigo, o ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), é relator de uma importante ação tributária que tem o advogado como representante de uma das partes.
O processo trata de um recurso da empresa B2W (que reúne sites como Americanas.com e Submarino), representada por Bermudes, contra o Estado de Sergipe sobre cobrança dupla de ICMS em compras feitas pela internet.
Lobista envolve líder do governo em esquema de desvio de verba
O líder do governo DIlma Rousseff na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), é apontado por um lobista apanhado em operação da Polícia Federal como responsável por direcionar verbas para empresas que financiavam candidatos do PT.
Além disso, um ex-chefe de gabinete de Chinaglia, identificado como Eli, é citado como intermediário de uma reunião na qual a empreiteira Leão Leão buscaria recursos do BNDES. Em troca da verba, a empreiteira apoiaria a campanha de um assessor de Chinaglia, o Toninho do PT, em Ilha Solteira (SP).
Chinaglia aparece em escutas da Operação Fratelli, do Ministério Público Federal e do Estadual. Os alvos da operação são fraudes em licitações que somam R$ 1 bilhão em dinheiro federal.
Grupo de Serra acusa Alckmin de ‘omissão’ em disputa interna
Aliados do ex-governador José Serra acusam o governador Geraldo Alckmin de ter se omitido da disputa pelo controle municipal da sigla em São Paulo, que terminou com a derrota do vereador Andrea Matarazzo (PSDB-SP).
A derrocada da candidatura do vereador –amigo e aliado de Serra– foi provocada por uma articulação de três secretários de Alckmin: José Aníbal (Energia), Bruno Covas (Meio Ambiente) e Júlio Semeghini (Planejamento).
Os três romperam acordo firmado entre o governador, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e Matarazzo, segundo o qual o vereador seria eleito presidente e os demais cargos da sigla seriam divididos entre os grupos de Semeghini, Aníbal e Covas.
Projeto que inibe novos partidos passa na Câmara
Em manobra de olho na disputa eleitoral e apoiada pelo governo nos bastidores, a Câmara aprovou ontem projeto que inibe a criação de partidos
Criminosos podem estar agindo há 20 anos, diz Anastasia
O governador de Minas, Antonio Anastasia (PSDB), disse ontem que uma “organização criminosa” pode estar agindo impunemente há duas décadas no Vale do Aço. Dois jornalistas foram mortos na região desde março.
O primeiro, Rodrigo Neto Faria, repórter do jornal “Vale do Aço”, foi morto em Ipatinga. Ele investigava policiais suspeitos de integrar um grupo de extermínio. No domingo, o repórter fotográfico Walgney Assis Carvalho foi morto na cidade de Coronel Fabriciano. Ele era colaborador do mesmo jornal.
Supremo dobra prazo para a defesa de réus do mensalão
Por 8 votos a 1, o STF decidiu ampliar de 5 para 10 dias após a publicação do acórdão o prazo para que as defesas dos réus do mensalão apresentem recursos
Justiça afirma que Capriles ‘engana’ os venezuelanos
A presidente do Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela acusou Capriles, candidato derrotado à Presidência, de “enganar” a população ao pedir a recontagem dos votos
Lei autoriza professor sem pós-graduação nas federais
As universidades federais não podem mais exigir diploma de mestrado ou de doutorado em concursos para professor, informa Fábio Takahashi
O ESTADO DE S. PAULO
Juro sobe 0,25 ponto e BC fala em ‘cautela’ no ajuste
O Banco Central elevou a taxa básica de juros (Selic) em 0,25 ponto porcentual, para 7,5% ao ano, e indicou que a alta pode continuar diante de um “nível elevado” de inflação. Em comunicado, o BC fala em “cautela”, o que foi interpretado como disposição para realizar ajustes graduais nas próximas sessões do Comitê de Política Monetária (Copom). O aumento, o primeiro desde julho de 2011, foi menor do que o esperado pelo mercado, que previa elevação da Selic para 7,75%. Dois dos oito membros do Copom votaram pela manutenção da taxa de juros. A decisão ocorre uma semana depois de a inflação acumulada chegar a 6,59% em março, acima do teto da meta, e depois de a presidente Dilma Rousseff sinalizar que os juros poderiam subir para atacar a alta de preços. A previsão é de novo aumento em maio e que a Selic feche o ano em 8,5%.
Protesto pró-Feliciano
Um grupo de evangélicos arregimentados por apoiadores do pastor Marco Feliciano (PSC-SP) realizou ontem um protesto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pedindo que os deputados José Genoino (PT-SP) e João Paulo Cunha (PT-SP) deixem o colegiado. Em paralelo, deputados ligados aos Direitos-Humanos, majoritariamente do PT, anunciaram uma renúncia coletiva da comissão e a retirada de projetos que tramitam pelo colegiado. Feliciano presidiu os trabalhos novamente com portas fechadas aó público.
Diferente dos embates nos corredores da Casa ao longo do dia, o protesto na CCJ foi silencioso. Aproximadamente 20 manifestantes exibiram cartazes com as frases “Fora dep. Genuíno (sic)” e “Fora dep. João Paulo Cunha”. No grupo, pastores e fiéis da igreja Assembleia de Deus do Gama, cidade satélite de Brasília. João Paulo Cunha não compareceu à comissão, enquanto Genoino tentou ignorar: “Não respondo a provocação.”
Feliciano comunicou a decisão de fechar novamente à Mesa Diretora da Câmara afirmando ter informações sobre novos protestos contra sua permanência no cargo. Apenas representantes indígenas puderam participar da audiência, que discutiu uma ação da Polícia Federal em área indígena no Pará.
Senado aprova lei sobre venda de bebida
Joaquim perde e STF dá prazo maior a recurso do mensalão
Os ministros do Supremo Tribunal Federal isolaram o presidente da Corte, Joaquim Barbosa, e decidiram dar mais prazo para que os advogados dos condenados no julgamento do mensalão analisem a decisão por escrito, o chamado acórdão, antes da fase de recursos. A partir da publicação da decisão, os defensores terão dez dias para ingressar com os agravos de declaração e os pedidos de reavaliação nos casos em que a condenação se deu em votação de resultado apertado.
Maduro rejeita intervenção americana
O presidente eleito da Venezuela, Nicolás Maduro, disse ao secretário de Estado dos EUA, John Kerry, que já basta de intervencionismo, após ele pedir a recontagem de votos, relata o enviado especial Felipe Corazza. O Legislativo do Estado de Miranda ameaçou destituir o governador Henrique Capriles se ele não voltar ao cargo hoje.
FBI identifica suspeito de colocar bombas em Boston
O provável responsável pelo atentado em Boston foi identificado ontem pelo FBI em imagens de câmeras de segurança próximas do local do ataque, informa Denise Chrispim Marin. O homem carrega uma mochila parecida à encontrada nos restos das bombas. Sua identidade era mantida em sigilo. O serviço secreto interceptou carta contendo supostamente veneno endereçada a Barack Obama.
Bolsa beneficiará área de tecnologia
O Programa Ciência Sem Fronteiras terá a Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico no Exterior, com foco em profissionais de áreas consideradas prioritárias.
Protesto virou palanque
Fernando Haddad, prefeito de SP, discursa para 2 mil manifestantes que cobram a construção de 55 mil moradias.
CORREIO BRAZILIENSE
Ameaçado pela inflação, Brasil volta a subir juro
Com aval da presidente Dilma, BC eleva taxa a 7,50% ao ano para combater a disparada dos preços. Empréstimos e financiamentos devem ficar mais caros.
Itamaraty tem pelo menos 17 diplomatas fantasmas
São três embaixadores, cinco ministros de segunda classe, oito conselheiros e uma primeira-secretária. Sem nenhuma lotação, eles ganham, em média, R$ 20 mil por mês. Alguns vivem em apartamentos funcionais em áreas nobres de Brasília.
Viagem: Voo em dólar custa menos por quê?
TAM tem 10 dias para explicar diferença de preço entre os sites em inglês e português. Senão, pode ser multada em até R$ 16 milhões pelo Ministério da Justiça.
Previdência: Regime especial de aposentadoria
Câmara muda regras para pessoas com deficiência. O tempo de contribuição mínimo cai para 15 anos e a idade será de 55 anos, para mulheres, e 60 para homens.
Chavistas tentam silenciar oposição
Adversários do presidente Nicolás Maduro são destituídos das chefias de comissões do parlamento da Venezuela. Aliados de Capriles afirmam que o governo pediu a prisão do candidato derrotado nas eleições.
Vídeo ajuda FBI na caçada a terrorista
Câmeras flagraram um suspeito do atentado que matou três pessoas em Boston. Homem que enviou carta com toxina letal para Obama teria sido preso no Mississippi.