O deputado cassado Roberto Jefferson, responsável pelas denúncias sobre o esquema do mensalão, acaba de dar uma entrevista à TV Bandeirantes. De acordo com o ex-parlamentar, os deputados que participaram do esquema do mensalão se reelegeram por pertencerem ao alto clero da Câmara, tendo em vista que a "eleição é mais um fato econômico".
"O mensaleiro é o alto clero do Congresso, é o presidente de partido, é o líder de partido. Ficou todo mundo em condições de disputar o pleito e se eleger deputado federal. Já o sanguessuga é o baixo clero. Esse era duro, e chegou desmoralizado na eleição".
"A eleição é mais um fato econômico. Em especial a eleição parlamentar. Quem tem mais condição, tem mais chance de vencer" complementou.
Sobre a reforma política, Jefferson declarou: "O pior problema da câmara dos deputados é o troca-troca de partido. E quando ele troca de partido, ele faz um pedido de luvas. É fundamental a fidelidade partidária. Tem deputado que troca mais de partido do que de camisa. E o povo não gosta, o povo não aceita isso".
Em relação à expectativa de Jefferson sobre o Congresso, o deputado cassado destacou o papel da imprensa na fiscalização da próxima legislatura. "Vai melhorar a vigilância da sociedade. A imprensa terá um papel fundamental. Hoje a imprensa sabe como se opera esse negócio de emenda. A imprensa vai fiscalizar. Será um Congresso mais vigiado pela sociedade".
Leia também