O deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) publicou no Facebook uma foto em que beija na boca o maquiador Guilherme Camilo, em solidariedade ao ator Theodoro Cochrane, alvo de comentários negativos na internet após a divulgação de uma foto em que aparece beijando outro homem durante o Carnaval em Salvador. A foto de Jean foi tirada em um camarote na Marquês de Sapucaí, no Rio.
“Theodoro Cochrane, beije mesmo; beije muito! Todo e qualquer beijo é gay quando é motivado por alegria e desejo. Não há ‘pecado’ algum em beijar outro homem; não há vergonha alguma. O único pecado (e vergonha!) é a estupidez de quem não admite a expressão de outras formas de amar, mesmo disfarçando seu preconceito em ‘notícia’. Toda minha solidariedade a você! Beijei em sua homenagem”, escreveu Jean Wyllys em sua página no Facebook. Até as 20h desta terça-feira (17), mais de 50 mil pessoas haviam “curtido” a foto do beijo entre o deputado e o maquiador.
Leia também
Jean disse que seu beijo foi um “ato político” combinado com o maquiador, que é seu amigo, para transmitir a mensagem de que a demonstração de afeto entre dois homens não deveria ser notícia. Primeiro parlamentar gay assumido que empunha a defesa dos direitos LGBT no Congresso, o deputado afirmou que os ataques a Theodoro representam hipocrisia e falso moralismo em pleno século 21.
“Queria que ele e a família se sentissem apoiados e protegidos. Na internet as pessoas colocam o que têm de pior para fora. O carnaval é a festa da liberdade! O que aconteceu é um moralismo e uma violência descabidas. Foi importante colocar esse beijo na rede”, disse Jean Wyllys ao portal Ego. Theodoro Cochrane é filho da jornalista, apresentadora de TV e atriz Marília Gabriela.