Mário Coelho
Apesar da retirada de assinaturas na noite de ontem (28), o deputado Jackson Barreto (PMDB-SE) pretende reapresentar a Proposta de Emenda à Constituição 367/09, que prevê o terceiro mandato, na próxima semana. O parlamentar vai tentar conseguir pelo menos mais cinco assinaturas que garantam a tramitação da proposta.
Para ser apreciada na Câmara, ela precisa de, pelo menos, 171 assinaturas. No momento, a proposta tem 166. Por conta disso, a PEC foi devolvida a Barreto na manhã desta sexta-feira (29). Barreto pode recorrer da decisão. Mas, segundo a Secretaria Geral da Mesa, a alternativa mais viável é recolher novamente as assinaturas e reapresentar a matéria, que tramitará com um novo número.
Segundo o deputado afirmou, a intenção é discutir a tese do terceiro mandato, não propriamente garantir mais quatro anos para Lula. Ontem ele ressaltou a quantidade de obras feitas pelo presidente em Sergipe. Por isso, um novo mandato se justificaria pela “quantidade de benfeitorias” feitas pelo presidente.
Leia também