O ex-presidente da República Itamar Franco, 79 anos, se submeteu a uma cirurgia para retirada de um nódulo na próstata, no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. Segundo o boletim médico, a internação foi normal e as chances de cura do tumor estão “praticamente asseguradas”. A cirurgia aconteceu na quinta-feira (22).
Filiado ao PPS, Itamar já pertenceu ao PMDB e ao extinto PRN, quando foi vice-presidente no governo de Fernando Collor (1990-1992). Ele assumiu a presidência após a cassação do mandato de Collor. Após deixar a presidência, Itamar foi governador de Minas Gerais, entre 1999 e 2002.
Foi Itamar quem nomeou Fernando Henrique ministro da Fazenda em 1993, meses antes de ser criado o Plano Real, em 1994. O ministro do PSDB acabou vencendo as eleições contra Lula (PT) naquele ano e assumiu o governo no ano seguinte.
Lula ainda perderia as eleições de 1998 novamente para Fernando Henrique, para só então ganhar a disputa pela Presidência em 2002, então contra José Serra (PSDB), então ministro da Saúde de FHC e hoje governador de São Paulo.
Atualmente, Serra pretende disputar as eleições do ano que vem com a ministra da Casa Civil de Lula, Dilma Roussef (PT).
Leia o boletim médico do Hospital Oswaldo Cruz
Conforme comunicado divulgado ontem, 22 de outubro, o ex-presidente Itamar Augusto Franco foi submetido, nesta quinta-feira, no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo, a uma cirurgia de próstata para redução de nódulo local. A internação realizada pela equipe do professor Miguel Srougi e sob cuidados da equipe do professor Roberto Kalil transcorreu de forma normal. Nenhum tratamento adicional será necessário no caso e as chances de cura da doença são praticamente asseguradas.
Informamos que não divulgaremos outro boletim sobre o estado de saúde do ex-presidente até o momento de sua alta médica.
Dr. Pedro Renato Chocair – Diretor Clínico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Deixe um comentário