Fábio Góis
O senador Itamar Franco (PPS-MG) foi chamado de ?saudosista do Império brasileiro? pelo jornal paraguaio ABC Color, em artigo que mencionou a ferrenha objeção feita pelo ex-presidente da República ao projeto que triplicou os repasses de energia excedente ao país vizinho, no âmbito do Tratado de Itaipu. Aprovada ontem (quarta, 11) em plenário, a matéria ampliou de US$ 120 milhões para US$ 360 milhões o valor pago anualmente pelo Brasil pela energia não consumida do Paraguai. A atuação de Itamar, que chegou a apresentar uma ?equação paramétrica? para desqualificar a reformulação do acordo, levou o periódico a ver relação entre o parlamentar e a ditadura militar.
Leia:
Itaipu: Senado aprova repasse triplicado ao Paraguai
?Um político da democracia, Itamar Franco, presidente do Brasil entre outubro de 1992 e janeiro de 1995, que voltou à Câmara dos Senadores [sic], argumenta com nostálgicos do Império brasileiro: as vozes da ditadura humilharam o nosso povo em Itaipu?, diz trecho do artigo, mencionado em plenário pelo próprio Itamar, que classificou a publicação como ?insulto grave? a que o próprio Senado deveria dar a ?devida resposta?.
?Jamais toquei aqui no problema da Guerra do Paraguai. O que eu sei dessa guerra aprendi aos 14 anos. Se há outros fatos, eu não reconheço, mas não falei nada de Guerra do Paraguai. Nem falei de água de Itaipu. Defendi, como continuo defendendo, que o Congresso Nacional tem obrigação de fiscalizar a empresa binacional?, acrescentou Itamar, que em seguida recebeu apoio de diversos colegas.
O líder do DEM, Demóstenes Torres (GO), criticou veementemente o fato de o ?jornaleco de quinta categoria? ter se referido a Itamar desta maneira. ?É desconhecer a História do Brasil?, bradou o senador. ?Atacar a figura do senador Itamar Franco é uma mentira, uma descortesia, uma inverdade, algo que não pode ser tolerado pelo Parlamento brasileiro, especialmente pelo Senado.?
Já a relatora do projeto de decreto legislativo, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), criticou a ?forma muito desrespeitosa? da menção a Itamar. Ela disse ainda esperar uma retratação do jornal paraguaio e solicitou à Mesa Diretora um voto de desagravo em favor do político mineiro. ?Eu quero aqui registrar que o ex-presidente Itamar Franco foi fundamental também para o fortalecimento do Mercosul?, disse Gleisi, ex-diretora-executiva de Finanças da Itaipu Binacional, a poderosa empresa gestora da Usina Hidrelétrica de Itaipu. ?Então, receba, senador Itamar, a minha solidariedade. Respeito as suas idéias, embora divirja delas. Esse tipo de tratamento a sua pessoa não é digna de recebê-lo.?
Leia também