Após mais de uma semana de intensos ataques aéreos, o Exército de Israel iniciou neste sábado (3) a invasão por terra da Faixa de Gaza. O objetivo de levar tanques àquela região é intensificar o ataque contra militantes do grupo islâmico Hamas.
Segundo relatos de agências internacionais de notícias, a invasão das tropas israelense na região teve início pelo norte. Do lado israelense, tanques e helicópteros Apache. Do palestino, granadas e morteiros.
Autoridades de Israel afirmam que pretendem controlar áreas da Faixa de Gaza onde seriam disparados foguetes contra o território israelense. O governo do Estado Judeu afirmou que a ação por terra vai durar “dias” e que já está mobilizando milhares de reservistas.
Na manhã deste sábado, o Exército de Israel anunciou a morte de mais um líder do Hamas. Trata-se de Mamduk Jamal, terceiro homem na hierarquia do grupo e comandante militar do Hamas.
Na quinta-feira (1º), o Exército israelense matou Nizar Rayyan, outra liderança do Hamas. Ravyan estava em sua casa, alvejada por mísseis, e era o coordenador das ramificações políticas e militares do grupo islâmico.
Leia também
Já o Hamas prometeu retaliações a Israel. Segundo nota do grupo, Israel "pagará caro" e vai "se arrepender de promover uma operação como esta".
Estima-se que a operação militar israelense já matou mais de 400 pessoas e feriu cerca de outras 2.500 na Faixa de Gaza. (Rodolfo Torres)
Deixe um comentário