Um grupo de deputados do PSL divulgou nesta quarta-feira (9) uma carta cobrando mudanças na direção do partido, mas descartando uma desfiliação da legenda. Leia a íntegra. Vinte deputados assinam o texto, entre eles Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), terceiro filho do presidente da República, Jair Bolsonaro.
Uma das representantes do grupo, a deputada Carla Zambelli (PSL-SP) se reuniu nesta quarta com o presidente Jair Bolsonaro.
A carta é divulgada um dia após Bolsonaro externar sua insatisfação com o próprio partido. Durante encontro com apoiadores na saída do Palácio do Planalto, o presidente recomendou a um seguidor que esquecesse o PSL e não divulgasse o vídeo que gravou ao seu lado em que exaltava o partido. Bolsonaro explicou que o presidente do PSL, deputado Luciano Bivar (PE), está “queimado pra caramba”.
“É preciso que a atual direção adote novas práticas, com a instauração de mecanismos que garantam absoluta transparência na utilização de recursos públicos e democracia nas decisões”, consta em trecho do documento assinado por deputados do PSL ligados a Bolsonaro.
Leia também
No entanto, eles afirmam não sair do partido: “não perdemos as esperanças na criação de um canal de diálogo que resulte na reunificação dos que foram eleitos com essas bandeiras. É isso o que a sociedade brasileira quer”.
A crise na sigla foi mencionada em pelo Congresso em Foco em setembro, quando deputados revelaram ao site que a situação dentro do partido era de racha e possível debandada.
PublicidadeO clima piorou nesta semana, quando Bolsonaro disse para um seguidor esquecer da sigla. Desde então, troca de farpas estão acontecendo dos dois lados do muro. De um lado, Bolsonaro e seus aliados mais ferrenhos, e do outro, o presidente do partido Luciano Bivar e deputados que não fazem parte da ala mais bolsonarista.
O presidente declarou nesta quarta-feira (9), que não irá deixar a sigla, a menos que seja expulso.
Leia a lista de todos os deputados federais que assinaram a carta em defesa de Bolsonaro e com cobrança de mudança na legenda:
- Carla Zambelli
- Bibo Nunes
- Alê Silva
- Chris Tonietto
- Aline Sleutjes
- Carlos Jordy
- Filipe Barros
- Sanderson
- General Girão
- Luiz Lima
- Bia Kicis
- Hélio Lopes
- Cabo Junio Amaral
- Luiz Philippe de Orléans e Bragança
- Guiga Peixoto
- Márcio Labre
- Vitor Hugo
- Eduardo Bolsonaro
- Daniel Silveira
- Coronel Armando