Um grupo de deputados do PSL divulgou nesta quarta-feira (9) uma carta cobrando mudanças na direção do partido, mas descartando uma desfiliação da legenda. Leia a íntegra. Vinte deputados assinam o texto, entre eles Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), terceiro filho do presidente da República, Jair Bolsonaro.
Uma das representantes do grupo, a deputada Carla Zambelli (PSL-SP) se reuniu nesta quarta com o presidente Jair Bolsonaro.
A carta é divulgada um dia após Bolsonaro externar sua insatisfação com o próprio partido. Durante encontro com apoiadores na saída do Palácio do Planalto, o presidente recomendou a um seguidor que esquecesse o PSL e não divulgasse o vídeo que gravou ao seu lado em que exaltava o partido. Bolsonaro explicou que o presidente do PSL, deputado Luciano Bivar (PE), está “queimado pra caramba”.
“É preciso que a atual direção adote novas práticas, com a instauração de mecanismos que garantam absoluta transparência na utilização de recursos públicos e democracia nas decisões”, consta em trecho do documento assinado por deputados do PSL ligados a Bolsonaro.
Leia também
No entanto, eles afirmam não sair do partido: “não perdemos as esperanças na criação de um canal de diálogo que resulte na reunificação dos que foram eleitos com essas bandeiras. É isso o que a sociedade brasileira quer”.
A crise na sigla foi mencionada em pelo Congresso em Foco em setembro, quando deputados revelaram ao site que a situação dentro do partido era de racha e possível debandada.
O clima piorou nesta semana, quando Bolsonaro disse para um seguidor esquecer da sigla. Desde então, troca de farpas estão acontecendo dos dois lados do muro. De um lado, Bolsonaro e seus aliados mais ferrenhos, e do outro, o presidente do partido Luciano Bivar e deputados que não fazem parte da ala mais bolsonarista.
O presidente declarou nesta quarta-feira (9), que não irá deixar a sigla, a menos que seja expulso.
Leia a lista de todos os deputados federais que assinaram a carta em defesa de Bolsonaro e com cobrança de mudança na legenda:
- Carla Zambelli
- Bibo Nunes
- Alê Silva
- Chris Tonietto
- Aline Sleutjes
- Carlos Jordy
- Filipe Barros
- Sanderson
- General Girão
- Luiz Lima
- Bia Kicis
- Hélio Lopes
- Cabo Junio Amaral
- Luiz Philippe de Orléans e Bragança
- Guiga Peixoto
- Márcio Labre
- Vitor Hugo
- Eduardo Bolsonaro
- Daniel Silveira
- Coronel Armando