Boletim divulgado pela Infraero, estatal que administra os aeroportos, mostra que o número de vôos cancelados aumentou hoje (24), véspera do feriado de Natal. Das 1354 partidas previstas da 0h às 17h, 251 (18,5%) foram canceladas e outras 97 (7,2%) tiveram atraso superior a uma hora.
Os índices contrariam a tendência registrada nos dois últimos dias, quando o número de atrasos foi superior ao de cancelamentos. Ao longo de todo o domingo, por exemplo, cerca de 17% dos vôos atrasaram mais que 60 minutos.
Nesta segunda-feira, os maiores problemas foram registrados no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, onde há o maior índice de cancelamentos de todo o país. Ao todo, 17 (81%) das 21 partidas previstas foram canceladas. As demais decolagens foram realizadas no horário programado.
Outras duas cidades mineiras, Uberaba e Uberlândia, têm índice superior a 30% de cancelamento. Percentual semelhante registra o aeroporto de Porto Alegre.
Também foi grande o número de partidas canceladas no Santos Dumont, no Rio, onde 28 (51,9%) dos 54 vôos previstos até as 17h não decolaram. No Galeão, também na capital fluminense, os cancelamentos atingiram 16 (13,33%) das 120 partidas programadas.
Leia também
Um em cada quatro vôos que partiriam do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, também foi cancelado. Já em Guarulhos, na Grande São Paulo, os cancelamentos atingiram apenas 8,8% dos vôos.
Vai viajar de avião? Para saber a situação do seu vôo, clique aqui. (Edson Sardinha)