Pesquisa divulgada hoje (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que a inflação de novembro caiu em relação a outubro. De acordo com o estudo, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês passado ficou 0,09 ponto percentual menor que o de outubro.
A baixa na inflação foi medida em produtos e serviços como alimentação, habitação e vestiário, que tiveram em novembro reajustes menores do que os verificados em outubro. O crescimento no preço das carnes, por exemplo, passou de 3,61% em outubro para 2,53% em novembro.
Em índice geral, a variação do IPCA foi de 0,45% em outubro para 0,36% em novembro. Para alimentos e bebidas caiu de 0,69 para 0,61 ponto percentual. A variação do grupo de habitação foi de 0,62 para 0,43, a de vestuário passou de 1,27 para 0,71 pontos percentuais, enquanto o grupo de transporte variou de 0,02% positivo para 0,02% negativo.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) apresentou variação 0,38% em novembro, o que representou 0,12 ponto percentual abaixo do resultado de outubro. O INPC se refere às famílias com rendimento monetário de uma a seis salários mínimos. (Renata Camargo)
Leia também