O Jornal da Record, principal telejornal da Rede Record, reservou três minutos da edição da última segunda-feira (13) para apresentar aos telespectadores a informação divulgada em primeira mão por este site de que o ex-presidente Lula já é investigado nessa condição. A repórter Renata Varandas destacou trecho de documento assinado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, no qual ele afirma que Lula pode ter tido “posição dominante” nos desvios de recursos ocorridos na estatal.
Leia também
Em editoral nesta quarta-feira (15), o jornal Estado de S. Paulo ressaltou que, conforme suspeita do procurador-geral, Lula pode ter comandado o petrolão “no exercício do mandato presidencial”. Para o diário paulista, “se Lula nada deve, não tem o que temer – afinal, ao contrário do que o ex-presidente imagina, a Lava Jato só age conforme a lei”. O texto do Estadão assim prossegue: “Sérgio Moro já proferiu 105 condenações, e raras foram as que acabaram revertidas em tribunais superiores. Portanto, o chefão petista terá todas as condições de mostrar que quando diz ser o homem ‘mais honesto deste país’ não está apenas roncando grosso”.
Também hoje, o colunista Merval Pereira, do jornal O Globo, igualmente citando o Congresso em Foco, disse que o pedido de inquérito da Procuradoria-Geral da República (PGR) que atribui a Lula”posição dominante na organização criminosa” é grave e pode levá-lo a cumprir pena em regime fechado.