No mais alto valor dos últimos cinco anos, o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), referência para reajustes no preço do aluguel imobiliário, aumentou 1,98% em junho. O índice, que registrou aumento de 1,61% no mês anterior, já teve variação de 13,44% no geral acumulado dos últimos 12 meses. As informações foram divulgadas hoje (27) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O registro de junho vai levar à aplicação desse percentual (1,98%) no aumento de aluguel para quem tem reajuste no mês e utiliza o IGP-M com base de cálculo no contrato. O aumento é mais um indicativo inflacionário preocupante, anunciado na mesma semana em que a equipe econômica do governo previu que a inflação deste ano pode ser maior do que o esperado.
Nos primeiros seis meses do ano, o indicador teve aumento de 6,82%. A marca registrada neste mês só não foi maior que a alcançada em fevereiro de 2003, quando o índice ficou em 2,28%.
Tarifas de energia e contratos de prestação de serviço variados também são reajustados pelo IGP-M, que é composto pelo Índice de Preços por Atacado (que representa 60% do índice geral – IGP-M), pelo Índice de Preços ao Consumidor (30% do total) e pelo Índice Nacional do Custo da Construção (10%). Os números do IGP-M são auferidos de acordo com os preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês em questão. (Fábio Góis)
Leia também