Pesquisa Ibope divulgada neste domingo (14) pelo jornal gaúcho Zero Hora revela que a deputada Manuela D’ávila (PCdoB), candidata à prefeitura de Porto Alegre, subiu dois pontos percentuais nas pesquisas e pode ir a segundo turno. É a primeira vez que a vantagem da comunista supera a margem de erro, de três pontos percentuais, em relação a terceira mais cotada nas pesquisas, a também deputada Maria do Rosário (PT).
A vantagem pode contribuir para que Manuela enfrente as urnas em segundo turno com o atual prefeito, José Fogaça (PMDB), que concorre à reeleição e lidera as pesquisas. Fogaça tem 36% das intenções de votos, segundo o Ibope. Enquanto Manuela concorre pela coligação Porto Alegre é Mais, composta por PCdoB, PPS, PR, PTdoB, PMN, PSB e PTN, Fogaça disputa pela coligação Cidade Melhor, Futuro Melhor, encabeçada pelo PMDB aliado do PSDC, PTB e PDT.
Terceira nas intenções de votos, a candidata petista Maria do Carmo se manteve estável com 16% das intenções de voto. Em quarto lugar, as pesquisas indicam a candidata Luciana Genro, com 6%, seguida por Onyx Lorenzoni (DEM-PP-PSC), com 5%, Nelson Marchezan Júnior (PSDB) e Vera Guasso (PSTU-PCB), com 1% cada. O candidato Carlos Gomes (PHS) aparece com menos de 1% das intenções do voto.
Leia também
Segundo turno
Pela pesquisa, o atual prefeito Fogaça venceria todas as projeções para a disputa em segundo turno. Com Manuela, as diferenças seriam de 46% a 38% com vitória do prefeito. Com Maria do Rosário, a vantagem seria maior, fechando em 51% a 35%. Em um suposto segundo turno com Luciano Genro, Fogaça venceria por 53% a 29%.
A pesquisa foi realizada nos dias 9 a 11 de setembro, sob encomenda do Grupo RBS. Ela está registrada na 161% Zona Eleitoral de Porto Alegre sob o número 64/2008. Foram entrevistados 805 eleitores. (Renata Camargo)