Pesquisa Ibope divulgada há pouco no Jornal Nacional da Rede Globo revelou que o presidente Lula continua levando vantagem na disputa pela reeleição. Na soma dos votos válidos (ou seja, desconsiderando brancos, nulos e indecisos), segundo o instituto, Lula venceria hoje a disputa pelo Palácio do Planalto com 57% da preferência do eleitorado, contra 43% de Alckmin.
Incluindo brancos e nulos (4%) e indecisos (4%), Lula teria 52% das intenções de voto, enquanto o candidato tucano ficou com 40%. O levantamento, o primeiro realizado pelo Ibope neste segundo turno, entrevistou 3.100 eleitores em 199 municípios brasileiros entre os dias 10 e 11 de outubro (de dois a três dias depois do debate presidencial promovido pela Rede Bandeirantes).
Aprovação do governo
De acordo com o Ibope, a aprovação do governo Lula aumentou um ponto em relação à última pesquisa, realizada em 27 de setembro, indo de 44% para 45%. A variação está dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Quanto aos entrevistados que consideraram o governo petista regular, o percentual caiu de 36%, em 23 de setembro, para 35%, em 27 do mesmo mês, chegando a 33% no levantamento divulgado esta noite.
Leia também
Já aqueles que qualificam como ruim ou péssimo o atual governo somaram 20% do total de consultados em 23 do mês passado, 21% em 27 de setembro, e de novo 20% na nova pesquisa. (Renaro Cardozo)