Pesquisa Ibope/Diário do Comércio divulgada nesta quinta-feira (18) mostra que diminuiu a diferença entre o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), na disputa pela sucessão presidencial.
Na simulação com mais três candidatos ao Planalto, o tucano aparece com 36% da preferência do eleitorado. Em segundo lugar está a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), pré-candidata do PT, com 25%.
Em comparação com a última pesquisa Ibope, realizada em dezembro a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Serra caiu dois pontos – variação que está dentro da margem de erro. O tucano aparecia com 38% das intenções de voto. Dilma cresceu oito pontos percentuais no mesmo período. Ela tinha 17%. Com isso, a diferença entre os dois, que era de 19 pontos percentuais há dois meses, foi reduzida para 11 pontos.
No novo levantamento, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) está na terceira colocação, com 11%, enquanto a senadora Marina Silva (PV-AC) soma 8% das intenções de voto. Na simulação sem Ciro Gomes, Serra atinge 41% da preferência. Nesse cenário, Dilma teria 28% e Marina, 10%.
Na pesquisa espontânea, o Ibope fez a seguinte pergunta aos eleitores: “Se essa eleição fosse hoje, em quem o(a) sr(a) votaria para Presidente da República?” Nesse cenário, o presidente Lula aparece em primeiro lugar, com 23% da preferência do eleitorado. José Serra aparece em segundo, com 10%; O tucano é seguido por Dilma Rousseff, que tem 9%.
Ainda na pesquisa espontânea, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), aparece com 3%. Ciro Gomes e Marina Silva aparecem com 1%, cada. Votos brancos e nulos somam 10%. Outros 42% não souberam responder.
O Ibope entrevistou 2.002 eleitores entre os dias 6 a 9 de fevereiro, em 144 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Leia ainda:
Dilma encosta em Serra, segundo CNT/Sensus
Deixe um comentário