Rudolfo Lago
A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, abriu onze pontos percentuais de vantagem sobre seu principal adversário, José Serra, do PSDB. Com relação à rodada anterior, Dilma subiu de 39% para 43%. Já Serra caiu de 34% para 32%. E Marina Silva, do PV, manteve-se no mesmo patamar de 8%.
Os demais candidatos – Plínio de Arruda Sampaio (Psol), Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU) – não alcançaram 1% das intenções de voto.
A margem de erro da pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, é de dois pontos para mais ou para menos. O Ibope ouviu 2.506 eleitores em 174 municípios de quinta-feira (12) a domingo (15).
Vitória no primeiro turno
De acordo com o Ibope, considerando-se apenas os votos válidos, excluindo brancos, nulos e indecisos, Dilma tem hoje 51% das intenções de voto, enquanto Serra tem 38%, Marina tem 10% e os outros candidatos somam 1%.Ou seja: por essa pesquisa, a candidata do PT poderia já vencer no primeiro turno.
Em um eventual segundo turno entre Dilma e Serra, o Ibope apurou que a petista teria 48% e Serra, 37%. Na pesquisa anterior, divulgada há uma semana, a candidata do PT tinha 44% e Serra 39%.