A primeira pesquisa do Ibope para as eleições de outubro de 2006 no Pará, divulgada neste sábado (12) pelos órgãos de comunicação do grupo Liberal, revelam que o ex-governador Almir Gabriel (PSDB) venceria no primeiro turno a disputa pelo governo estadual.
Almir aparece com 46% das intenções de voto, enquanto a soma dos demais candidatos chega a 42%. A candidata do PT, Ana Júlia Carepa, vem em segundo lugar, com 26%; seguida por Edmilson Rodrigues (Psol), com 8%; José Priante (PMDB), com 6%; e Professora Lena (PSDC), com 2%. Atnágoras Lopes (PSTU) não pontuou.
Na pesquisa espontânea, Almir tem 27%, Ana Júlia 10%, Edmilson Rodrigues 3%, José Priante 2% e Professora Lena, 1%.
Num eventual segundo turno, o tucano venceria com facilidade os demais candidatos. Veja os números: enfrentando Ana Júlia, Almir teria 55% contra 37%; 63% a 25%, contra Edmilson Rodrigues; e, contra Priante, ganharia o segundo turno por 65% a 19%.
O Ibope ouviu também os eleitores na disputa para o Senado. Mário Couto (PSDB) está com 27% das intenções de voto; seguido por Luiz Otávio Campos (PMDB), com 21%; e por Mário Cardoso (PT), com 8%.
Leia também
Lula na frente
Na eleição presidencial, o Ibope mostra que Lula tem no Pará (principal colégio eleitoral da região Norte, com 4,1 milhões de eleitores) confortável vantagem em relação aos seus adversários.
Se a eleição fosse hoje, ele teria 54% dos votos paraenses. Geraldo Alckmim (PSDB) ficaria em segundo lugar com 21% e Heloísa Helena (Psol) em terceiro, com 12%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 10 de agosto. O Ibope ouviu 812 eleitores, em 41 municípios paraenses.