Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (21) no Jornal Nacional mostra tendência de crescimento do candidato do PSDB à presidência, Geraldo Alckmin, mas ainda aponta vitória do presidente Lula (PT), que concorre à reeleição, já no primeiro turno.
Se as eleições fossem hoje (21), o petista ficaria com 49% dos votos, contra 30% do presidenciável tucano. A diferença entre os dois, que era de 23 pontos na primeira pesquisa deste mês, agora está em 19. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Lula caiu um ponto em relação à pesquisa do último dia 15, mas está acima dos 48% obtidos nas sondagens de 1° e 8 de setembro. Já o candidato do PSDB manteve a lenta, porém constante, rota de crescimento. Tinha 25% no início do mês, foi à 27 no dia 8, passou para 29 na semana passada e agora conseguiu mais um ponto.
A candidata do Psol, Heloísa Helena, continua emperrada nos 9% alcançados desde o primeiro levantamento. O presidenciável do PDT, Cristovam Buarque, manteve os 2% que conquistara na sondagem anterior. A presidenciável do PRP, Ana Maria Rangel, conseguiu 1%.
Leia também
Os candidatos Luciano Bivar (PSL), Rui Costa Pimenta (PCO) e José Maria Eymael (PSDC), não pontuaram. Votos brancos e nulos somaram 5% e indecisos, 4%.
2° turno
O Ibope simulou um eventual segundo turno entre os candidatos do PT e do PSDB. Lula continua na liderança da disputa, mas caiu um ponto e agora tem 52%, contra 37% de Alckmin. Indecisos somaram 1%.
O instituto questionou os entrevistados em relação ao governo Lula. Dos eleitores, 43% classificaram a gestão de Lula como ótima ou boa. O percentual é seis pontos menor do que o registrado no levantamento do último dia 15.
Disseram considerar o governo ruim 37% dos eleitores, índice cinco pontos maior do que na última pesquisa. Classificaram como péssimo 19% dos eleitores, três pontos a mais do que na semana passada. Indecisos somaram 6%.
O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 203 municípios entre os dias 18 e 20 de setembro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 18052/06.
Deixe um comentário