Pesquisa realizada pelo Ibope, divulgada ontem, mostra o candidato Geraldo Alckmin (PSDB) 18 pontos percentuais à frente do presidente Lula (PT) nas intenções de voto entre eleitores do maior colégio eleitoral do país, o estado de São Paulo. Na pesquisa estimulada, o ex-governador aparece com 46% da preferência do eleitorado paulista, contra os 28% alcançados por Lula. Em fevereiro, o Ibope apontava empate, em 32%, entre o tucano e o petista.
Na pesquisa espontânea, em que os nomes não são apresentados ao entrevistado, a diferença entre os candidatos cai para quatro pontos percentuais: o ex-governador de São Paulo surge com 25% contra os 21% alcançados pelo presidente. Em um eventual segundo turno, a vantagem do tucano seria ainda maior: 55% contra 31% do petista.
Ainda na pesquisa espontânea, o ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PMDB) aparece como terceiro colocado com 5% da preferência dos entrevistados, seguido pela senadora Heloisa Helena (Psol-AL), com 3%, e pelo deputado Enéas (Prona-SP), com 2%. Brancos e nulos somam 9% e indecisos, 7%.
Na avaliação de Maurício Tadeu Garcia, gerente do Ibope, o bom desempenho de Alckmin reflete a definição das candidaturas. Na última pesquisa no estado, feita em fevereiro, o PSDB não tinha ainda escolhido seu candidato. A pesquisa foi feita entre os dias 1 e 3 de abril, com 1.204 pessoas no estado de São Paulo, com registro número 714765/06 no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRT-SP).
Leia também
Rejeição
A pesquisa levou em conta ainda o grau de rejeição dos candidatos. Alckmin teve 11%. Lula e Garotinho tiveram 35%. Entre os entrevistados, 16% disseram que não votariam de jeito nenhum em Heloísa Helena e 37% em Enéas.
O levantamento do Ibope foi encomendado pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de São Paulo e Região (Setcesp) e pela Federação das Empresas de Transportes do Estado de São Paulo (Fetcesp).