A secretária-executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, Isa Maria de Oliveira, disse hoje (3) que a taxa de ocupação de crianças e jovens de 5 a 15 anos no Brasil aumentou de 2004 para 2005. É a primeira vez que a taxa aumenta, após 14 anos de queda. A informação se baseia em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com a secretária-executiva, o número de adolescentes e crianças que trabalham cresceu em 120 mil em 2005. A pesquisa também revela que no ano passado aproximadamente 2,9 milhões de pessoas nesta faixa etária trabalhavam no país.
O estado com mais trabalho infantil nos últimos dois anos foi o Piauí, com 17,11% de taxa de ocupação entre pessoas de 5 a 15 anos. O Distrito Federal aparece com a menor taxa de ocupação: 1,64%. "No DF, tem um percentual baixo, mas você não vê medidas efetivas para retirar as crianças do trabalho infantil nas ruas, bares, feiras", ressaltou.
Leia também