O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias Franco, assinou hoje (11) a licença ambiental de instalação da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira. A usina terá capacidade de produzir 3.150 megawatts. A próxima etapa será a licença de operação, que será concedida em 2012, data prevista para a conclusão da obra.
No entanto, o órgão fez uma série de exigência para o empreendimento. Dentre elas, estão: investimentos de R$ 30 milhões em obras de saneamento ambiental do município de Porto Velho, investimentos de R$ 6 milhões para o Corpo de Bombeiros e o Batalhão de Polícia Ambiental; a demarcação e monitoramento de duas terras indígenas no estado de Rondônia; e a adoção de duas unidades de conservação.
Conforme afirma a Agência Brasil, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou na solenidade de assinatura que a liberação da usina "teve que ser concedida em tempo recorde", uma vez que o consórcio formado pelas empresas Odebrecht e Furnas atrasou a entrega de documentos indispensáveis para obtenção da licença. (Rodolfo Torres)
Leia também
Deixe um comentário