Mário Coelho
A propaganda eleitoral gratuita para o segundo turno da eleição presidencial começa nesta sexta-feira (8). A decisão ocorreu há pouco, durante sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após os ministros proclamarem os resultados do primeiro turno. Segundo presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, não houve qualquer tipo de contestação ao placar conhecido na noite de domingo (3).
“Isso demonstra a confiança que a população brasileira deposita na Justiça Eleitoral. Deve nos encher de orgulho por ausência de impugnação aos resultados, afirmou Lewandowski. O segundo turno vai ocorrer em 31 de outubro. Os eleitores escolherão o novo presidente da República e, em oito estados e no Distrito Federal, também decidirão sobre seu próximo governador.
A eleição terá início às 8h e a previsão de encerramento é 17h. No segundo turno, a escolha na urna começa pelo governador e, em seguida, presidente da República. Escolherão novos governadores Alagoas, Amapá, DF, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Rondônia e Roraima. Cada candidato no segundo turno terá dez minutos para apresentar suas propostas nas emissoras de rádio (7h e 12h) e televisão (13h e 20h30) de segunda à sábado.
Quem abre o horário político nesta sexta-feira é a candidata petista Dilma Rousseff. O TSE adotou, como parâmetro, a votação dela no primeiro turno. Por ter sido a mais votada, com 46,91% dos votos, ela abre o programa. Nos dias seguintes, será adotado o revezamento de posições. Para a disputa de governadores, caberá aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) a decisão. A tendência é que seja adotada a mesma linha do TSE.