Renata Camargo
A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, esteve nesta manhã (3) no Congresso, onde conversou com os presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara, Michel Temer. A secretária chegou ao Congresso por volta das 9h10 e saiu antes das 10h, sem falar com a imprensa.
Ainda hoje, Hillary se encontra com o presidente Lula e com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. A secretária veio ao Brasil discutir as relações entre os dois países, debater temas de interesse mundial como o aquecimento global e tratar de temas polêmicos como o programa nuclear do Irã.
Lula tem sido criticado por se aproximar do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad. Os Estados Unidos têm tentado convencer diversos países a aprovar sanções contra o Irã no Conselho de Segurança da ONU.
A intenção do governo brasileiro nesta visita de Hillary não é reforçar embates com o governo norte-americano, mas propor um debate mais propositivo sobre outros temas. O Brasil quer aproveitar a oportunidade para buscar um papel de maior protagonismo nas questões internacionais.