Lúcio Lambranho
Dois dos mais respeitados jornalistas da TV brasileira apresentarão a cerimônia de entrega do Prêmio Congresso em Foco 2007 aos 50 parlamentares que serão homenageados por este site, na próxima segunda-feira (26), no restaurante Porcão, em Brasília.
Cristina Serra e Heraldo Pereira, da TV Globo, comandarão a cerimônia na qual serão premiados os 16 senadores e os 25 deputados apontados por 188 jornalistas que cobrem o Congresso como os que melhor exerceram o mandato este ano.
Também serão homenageados os parlamentares que se destacaram como os mais assíduos do primeiro ano da atual legislatura (saiba quem são eles). Clique aqui para ver o perfil dos 50 congressistas premiados.
A entrega dos prêmios ficará a cargo dos presidentes de entidades da sociedade civil que apóiam a iniciativa, como a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal e Associação dos Delegados da Polícia Federal, entre outras, além dos representantes das empresas patrocinadoras do Prêmio Congresso em Foco 2007, a Brasil Telecom e a Petrobras.
Leia também
A grande maioria dos parlamentares homenageados já confirmou presença.
Credibilidade e profissionalismo
Donos de trajetórias sólidas no jornalismo, Heraldo e Cristina são conhecidos, entre os espectadores, os parlamentares e os próprios colegas, pela credibilidade e pelo profissionalismo.
Paulista de Ribeirão Preto, Heraldo Pereira começou no telejornalismo em 1980, na TV Ribeirão, após passagens por rádio e jornal. Em 1982, Heraldo foi para a TV Globo de São Paulo fazer a cobertura das eleições daquele ano.
O jornalista é o primeiro negro a apresentar o Jornal Nacional, o mais antigo telejornal do país. Ele assumiu a bancada do JN, pela primeira vez, no dia 23 de novembro de 2002. Também é comentarista político do Jornal da Globo.
Paraense de Belém, Cristina Serra é jornalista há 20 anos. Foi na capital do Pará que ela começou sua carreira, no final da ditadura militar, no jornal Resistência, da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos.
De lá, seguiu para o Rio de Janeiro, onde se formou pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Antes de se lançar no telejornalismo, Cristina trabalhou no Jornal do Brasil e na revista Veja.
Na TV Globo, trabalhou nas redações da emissora no Rio de Janeiro e em Brasília. Cristina foi correspondente da Globo em Nova York, entre 2002 e 2005. Desde que voltou ao Brasil, a jornalista se dedica à cobertura política na capital federal e à apresentação do Espaço Aberto, programa da Globo News.
Por que premiar
O Prêmio Congresso em Foco 2007 é patrocinado pela Petrobras e pela Brasil Telecom, e apoiado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), pelo restaurante Porcão, pela Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), pelo Clube do Choro, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Caderno Brasília do jornal Hoje em Dia. Para mais informações ou para conhecer as opiniões de outros leitores sobre o Prêmio Congresso em Foco 2007, entre aqui.
A intenção do prêmio é estimular os cidadãos a analisarem o desempenho dos seus representantes no Congresso, exercitando-se na arte de separar o joio do trigo na política brasileira. Seus objetivos são assim definidos no regulamento:
“Reconhecer o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacarem no cumprimento de suas obrigações neste primeiro ano da nova legislatura (a partir de 1ºfev2007);
Valorizar os bons exemplos, incentivando os parlamentares federais a desempenharem o papel que deles se espera, e, ao mesmo tempo, sinalizar ao eleitorado que melhorar a qualidade da nossa representação política é possível;
Incentivar a população a analisar o desempenho individual dos representantes eleitos, propiciando a participação política dos cidadãos na própria definição dos congressistas a serem agraciados;
Contribuir para formar eleitores mais conscientes, capazes tanto de ver o Congresso e a política com maior acuidade quanto de exercer integralmente a cidadania;
Difundir o conceito democrático de que os direitos e deveres dos eleitores e eleitoras vão além do simples ato de votar, a cada eleição, e devem necessariamente incluir o acompanhamento ativo, permanente e consciente da atuação dos representantes eleitos”.
O prêmio, vale acrescentar, em nada muda a proposta editorial do Congresso em Foco de cobrir o Legislativo federal e a política com independência e olhar crítico.
Matéria publicada em 23.11.2007. Última atualização em 24.11.2007.