A candidata Heloísa Helena (Psol) criticou o PT e o PSDB no tratamento da crise de segurança no estado de São Paulo. "O PT e o PSDB fazem um jogo demagógico jogando a responsabilidade de um para o outro", declarou.
Numa crítica indireta ao candidato do PSDB, o ex-governador paulista Geraldo Alckmin, ela afirmou ainda: "Para analisar a situação de segurança pública de São Paulo, basta olhar os jornais. É o caos. Foram 12 anos de irresponsabilidade do PSDB e do PT".
Na opinião dela, os dois partidos canalizaram somas absurdas de recursos para a especulação financeira, via pagamento de juros da dívida e deixaram de cuidar de questões fundamentais, como a segurança. "Poderia ter sido feito, os senhores não fizeram", completou, dirigindo-se a Alckmin.
O ex-governador justificou-se com o argumento de que "o Congresso Nacional atual e o presidente Lula amoleceram com o crime organizado". Segundo ele, "uma lei nova, votada pelo atual Congresso" dificultou a colocação de líderes do crime organizado no chamado regime disciplinar diferenciado (RDD).
Alckmin atribuiu ao governo federal os problemas de segurança pela falta de combate adequado ao tráfico de drogas, ao contrabando de armas e à lavagem de dinheiro, crimes que cabe à União reprimir.
Leia também
O assunto segurança pública voltou a ser discutido em razão de pergunta do jornalista Franklin Martins. "As coisas deram errado porque seu governo fez tudo certo", indagou ele, pedindo a Alckmin para responder e escolhendo Heloísa Helena para comentar a questão.