A ex-senadora alagoana Heloísa Helena nunca aceitou passivamente as dinâmicas partidárias em que se via incluída. Vice-prefeita pelo PT de Alagoas em 1992, na chapa do então governador Ronaldo Lessa (PSB), cerca de dez anos depois deixaria o partido, com críticas às práticas petistas, para fundar o PSOL, sigla pela qual é vereadora recém-eleita com mandato até 2016. Mas, depois de mais divergências, já avisou que está de saída ainda neste primeiro semestre, indicando que será uma das estrelas do partido de Marina Silva, a Rede Sustentabilidade, que deu sábado (16) o pontapé inicial, em Brasília. Mas um aviso já foi feito por Heloísa, outrora presidenciável pelo mesmo Psol: não será fácil para Marina e sua trupe resistirem às vicissitudes da política.
Quase candidata, Marina atrai petistas insatisfeitos
Leia também
“Eu aprendi, ao longo ao da árdua militância política, especialmente pelo estado onde eu vivo, que a tarefa é muito dura, dificílima. Mas o poder não muda ninguém, apenas revela quem essas pessoas efetivamente são”, declarou com exclusividade ao Congresso em Foco logo depois da formalização do nome da legenda ainda a ser criada por Marina.
Curta o Congresso em Foco no Facebook
Siga o Congresso em Foco no Twitter
Na rápida entrevista concedida a este site, nenhuma palavra sobre a questão do aborto – ela é contra, o PSOL é a favor –, nenhuma vírgula sobre o apoio à então companheira de partido Marina Silva para as presidenciais de 2010, quando o partido a contrariou e lançou Plínio de Arruda Sampaio, quarto lugar nas eleições daquele ano – Marina (então no PV), foi terceira colocada e surpreendeu com 20 milhões de votos. Aos 50 anos, Heloisa preferiu falar das “eternas e maravilhosas” esperanças no ideário que a une com a companheira da “Rede”.
Publicidade“[No Brasil] tem socialistas, como eu, humanistas, enfim, pessoas que querem continuar criando movimentos e abrindo caminhos para a ética, para a justiça social e para a sustentabilidade”, discursou Heloisa, também sem querer comentar a hipótese de voltar ao Congresso já enredada na Rede.
Além de vice-governadora e senadora, Heloísa foi a primeira deputada estadual do PT. Em 1995, assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa de Alagoas.