Rudolfo Lago
Depois do ataque a vários sites do governo ontem (22), o grupo de hackers LulzSecBrazil postou em sua conta no Twitter um link para um arquivo com supostos dados pessoais da presidenta Dilma Rousseff e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. As informações são da BBC.
O LulzSecBrazil é o braço brasileiro do International Lulz Security. Recentemente, o grupo ganhou notoriedade por ataques nos Estados Unidos aos sites da CIA e do FBI, ao serviço público de saúde britânico NHS, à empresa de eletroeletrônicos Sony e às TVs Fox e PBS.
Ontem, o grupo invadiu e tirou do ar os sites da Presidência da República, da Receita Federal e da Petrobras.
O arquivo com os supostos dados de Dilma e Kassab incluem números de CPF, data de nascimento, signo, nome da mãe do prefeito de São Paulo e também e-mails pessoais de Gilberto Kassab. Na verdade, a maioria das informações contidas é pública e pode ser obtida, por exemplo, nas prestações de contas que ambos mandaram à Justiça Eleitoral em suas campanhas. As informações de Dilma a vinculam à Petrobras, o que indica que podem ter sido obtidas após o ataque ao site da empresa. Dilma fazia parte do Conselho de Administração da Petrobras antes de se tornar presidenta.
O LulzSecBrazil também divulgou outros dois aquivos que têm caminhos para o recebimento de e-mails pessoais de funcionários da Petrobras e supostas senhas e logins de acesso a áreas restritas do site do Ministério do Esporte.