Um tanque de guerra inflável foi colocado em frente à embaixada da China na tarde desta quinta-feira (29) em um protesto contra a falta de democracia naquele país.
O tanque remete a uma cena icônica. Em 1989, um homem postou-se em frente a um tanque na Praça Celestial, impedindo-o de avançar durante um desfile militar.
O protesto foi organizado pela ONG Democracia Sem Fronteiras. De acordo com a página do movimento, o Democracia sem Fronteiras “é um movimento de pessoas engajadas no fortalecimento e na defesa do direito a democracia em todos os países do mundo”. Mais adiante na apresentação, o grupo diz “que busca discutir e trazer à tona os reais problemas causados em países comunistas, ditatoriais, baseados em fatos e evidências”.
Segundo Yago Rodrigues, organizador do protesto, a ideia era fazer uma homenagem ao homem que em 1989 se postou em frente ao tanque. E protestar também em favor dos povos uigur, uma etnia de origem turcomena que sofre perseguições na China. Desde 2017, o governo chinês teria confinado 1,5 milhão de minorias étnicas, especialmente uigures, em campos de concentração.
Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS
Leia também
Publicidade