O Ministério da Integração Nacional reconheceu, nesta terça-feira (18), a situação de emergência em 12 municípios atingidos pelas chuvas nos estados do Amazonas, Pará e Mato Grosso. A medida permite que as prefeituras dessas cidades recebam a ajuda do governo federal. De acordo com portaria publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União, serão atendidos os seguintes municípios: Apuí e Envira, no Amazonas; Barra do Bugres, Confresa, Ipiranga do Norte, Matupá, Mirassol D’Oeste, Nova Guarita, Nova Santa Helena e Pontal do Araguaia, em Mato Grosso, e Medicilândia, no Pará.
Mato Grosso e vários estados da região Norte estão sofrendo problemas com a inundação de rios, como o Madeira, provocada pelas fortes chuvas. A transposição do Madeira, por exemplo, dificulta o transporte de cargas entre Rondônia e o Acre e compromete a exportação de grãos e a entrega de gêneros alimentícios e combustíveis para os acreanos. O reconhecimento da situação de emergência é exigido para que os municípios recebam a ajuda federal de assistência às vítimas e outras ações emergenciais.
No último sábado, a presidenta Dilma sobrevoou áreas alagadas e anunciou a liberação do saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para as vítimas da cheia dos rios Madeira e Acre. O saque poderá ser realizado a partir desta quarta-feira (19). Isolado por via terrestre do restante do país, o Acre tem cerca de 4,5 mil pessoas desabrigadas por causa das enchentes. Em Rondônia, mais de 10 mil tiveram de deixar suas casas.
Leia também